2023 já está batendo na porta e precisamos começar a entender quais as metas que queremos alcançar neste ano que vai começar. É importante, antes de qualquer decisão ou planejamento, olharmos para trás e analisarmos os meses anteriores.
O que planejamos para 2022? Quais dessas metas conseguimos alcançar? Quais não? É necessário analisarmos quais os pontos positivos e negativos, os acertos e os erros cometidos. A partir daí, vamos começar a traçar o rumo que o nosso negócio deseja tomar no próximo ano.
Os nossos Melhores selecionaram 4 dicas essenciais para que 2023 chegue com o pé direito. E, depois dessa retrospectiva, você já pode começar a colocar em prática, pois esse é o momento ideal.
1. Sempre é o momento de estudar.
E não estamos falando necessariamente de um curso ou especialização, que também é uma ótima forma de se atualizar, mas esse momento é importante para você estudar o seu negócio.
Entender a fundo e com detalhes se as motivações iniciais ainda são as mesmas, o quanto avançou em números e proporção e quanto ainda é possível percorrer.
Neste estudo, podemos incluir público-alvo, mercado, concorrência. Você está por dentro do mercado que engloba a sua empresa? Quais as novidades e tendências mais atuais.
Quando você começa a analisar o mercado, encontra respostas para diversas indagações e, mais do que isso, aprimora seu conhecimento para aproveitar as oportunidades.
Entender como está atualmente o comportamento do seu público-alvo, o que mudou e como mudou é um passo importante para você redesenhar suas personas e ter um marketing mais assertivo. Além de analisar e aprender com os acertos e erros da sua concorrência.
Com um mercado mais volátil, não podemos correr o risco de ficar para trás, não é mesmo?
2. Abuse e use do digital.
Se a sua empresa tem redes sociais, mas não as utiliza diariamente, você está quase cometendo um crime. E o que falar dos negócios que não possuem nenhum espaço no digital?
Depois do período pandêmico, conseguimos mensurar o quão importante foi o digital para os empreendedores e, consequentemente, as redes sociais.
Não estamos falando de ter um perfil no Facebook e Instagram ou um número de WhatsApp. Todas as redes sociais são muito mais densas do que aparentam e, nelas, sua empresa tem oportunidades gigantescas que não podem ser desperdiçadas.
Sem falar que não podemos nos restringir às “redes sociais” mais comuns. O que vai determinar onde sua empresa deve estar dentro do digital é o segmento, posicionamento e, acima de tudo, onde o seu público está.
Youtube, Linkedin, Pinterest, Tiktok e Twitter são só alguns exemplos de opções possíveis para expandir seus resultados e alcance.
Dentro da sua estratégia de marketing para 2023, é essencial que sejam contempladas as redes sociais e que esse trabalho seja feito de forma planejada e com objetivos claros. Sempre vale a pena contar com a opinião de especialistas no assunto para traçar as melhores estratégias.
3. Entenda o caminho que o seu cliente percorre.
Já ouviu falar em funil de vendas? Pois então, ele precisa ser seu maior aliado para que sua empresa venda mais em 2023. Com um funil de vendas bem estruturado, você consegue entender o ciclo percorrido pelo lead até virar seu cliente e ainda manter esse lead fidelizado na sua base.
O Inbound Marketing é uma ótima forma de fazer esse funil funcionar, implementando fluxos de e-mails, landing pages, e-books, infográficos e tantos outros materiais possíveis que vão atrair audiência para o seu negócio.
Toda jornada que o seu potencial cliente passa é acompanhada no seu CRM com estratégias bem estabelecidas para cada etapa do funil.
Oferecer um conteúdo de qualidade, acompanhar o lead durante cada passo dado e se fazer presente no pós-venda são alguns dos benefícios de quem sabe da importância dessa estratégia.
4. Não dá para ser mais um no meio da multidão.
O aumento no número de negócios é uma realidade e, nessa corrida pelo cliente, você precisa se destacar. Fazer mais do mesmo só te levará a ter os mesmos resultados. E, considerando que o seu concorrente está evoluindo, é bem provável que esses resultados caiam.
Por isso, aí vai a nossa última dica: tenha um diferencial. Seja pelo seu atendimento personalizado ou pelo alto serviço ao cliente, que vai além de um produto, é importante ter atributos que conquistem e fidelizem os seus consumidores. A cada ano, vemos que a experiência faz toda a diferença.
Uma equipe bem treinada, que compartilhe da mesma disponibilidade em uma empresa com uma cultura sólida e transparente, é a fórmula para o bom atendimento.
A satisfação dos seus funcionários vai refletir na satisfação dos seus clientes. E, mais do que isso, se eles gostam eles indicam e isso gera a mídia espontânea mais importante para uma empresa: o famoso boca a boca.
Agora que você está por dentro de tudo que precisa é hora de fazer de 2023 o ano da sua empresa. Somos uma agência focada em estratégia e temos profissionais especializados quando o assunto é resultado. Fale agora mesmo com a gente e decole as suas vendas.