loader image

Fomos ao maior evento de Inbound Marketing do mundo.

Vou te contar tudo o que aconteceu no INBOUND 2019.


Trabalhar com marketing digital é fascinante. Em tempos de constante evolução na forma de se relacionar com clientes e da tão famosa transformação digital, é preciso entender de forma clara o que isso quer dizer e como esses pontos podem ser aplicados na prática. Muito se tem falado sobre consumidor 4.0 (em alguns lugares já vi até 5.0), inteligência artificial e machine learning, interação com bots, flywheel, pirâmide invertida e tantas outras tendências. Para a minha linha de trabalho, isso é fundamental. Acompanhar, analisar, adaptar, aplicar e colocar tudo em prática requer atenção, foco e muita vontade de fazer dar certo. É isso que a gente faz na Melhor Comunicação. E é por isso que estar no maior evento de Inbound Marketing foi tão significativo para mim.

O Inbound 2019 é o maior evento sobre Inbound Marketing no mundo

Meu nome é Michelle Doherty, sou publicitária e apaixonada por Inbound Marketing. No início de setembro, estive em Boston, nos Estados Unidos, com meu sócio Raphael Saraiva, para participar do INBOUND 2019, o maior evento de marketing digital do mundo. Foram mais de 24 mil participantes de 111 países diferentes, em quatro dias de evento onde pudemos acompanhar de perto as transformações e tendências do marketing digital a um nível mundial.

@michellecdoherty e @raphaelsaraiva

Entre tantas tendências, palestrantes incríveis e discussões sobre o mercado mundial atual, foi possível absorver muita coisa interessante, mas destaco aqui duas certezas que mais chamaram minha atenção:

  1. O cliente é – definitivamente e sem espaço para voltar atrás – o centro de tudo, ponto.
  2. Quem sabe coletar dados, analisá-los e usar da forma correta permitirá criar a própria receita de sucesso.

A quantidade de ferramentas e recursos que temos a disposição para colher esses dados, montar uma estratégia assertiva e fazer uma campanha eficiente se tornam inúteis se tudo não for construído em cima de uma única premissa: o cliente. Por causa dele, a forma de consumir mudou. Hoje, há um nível de exigência nunca antes visto.

Quando falamos em um mercado super competitivo, onde, com um clique, é possível saber tudo sobre qualquer empresa, serviço ou produto, é necessário sim entender e entregar exatamente o que esse consumidor quer. E sim, sua empresa tem competidores, diretos e indiretos. Se você ainda acha que não, fica aí o dever de casa.

Workshop do LinkedIn Ads no evento INBOUND 2019
Workshop novos recursos do LinkedIn Ads

Foram diversas palestras, o mais interessante foi entender na prática como algumas tendências estão sendo aplicadas e aprimoradas. Destaco o workshop que participamos com o time do LinkedIn sobre a plataforma de anúncios deles. Vimos alguns recursos novos, que irão ajudar a ter um nível de assertividade cada vez maior nas estratégia que desenvolvemos para nossos clientes, e como o LinkedIn é importante em uma estratégia de vendas B2B. Outra coisa bem legal que pudemos acompanhar foi a visão de pessoas de outras áreas que se tornaram empreendedoras e usaram o marketing digital a seu favor. Uma delas foi a atriz Jennifer Garner, que contou a história da sua empresa Once Upon a Farm, uma marca de comida orgânica e saudável voltada para crianças e com preço acessível.

Palestra de Jennifer Garner e John Foraker no maior evento de Inbound Marketing do mundo
Jennifer Garner e John Foraker falaram sobre a história de sucesso da Once Upon a Farm

Muito se falou também sobre o cliente como centro de tudo. Ele não quer só a solução para um problema, ele precisa de uma experiência de consumo pensada e desenhada para ele, em todos os canais que usa, na sua linguagem, chamando-o pelo nome. Tudo isso tem que ser feito e aprimorado de forma contínua, dado que as experiências de consumo estão em constate processo de evolução.

Agenda mobile do Inbound 2019

As próprias ações do INBOUND são um grande exemplo de como oferecer uma experiência pensada para os participantes. Tudo foi pensado para que a CX – Customer Experience – tivesse o mínimo de atritos, ou seja, corresse da melhor maneira possível. Afinal é um desafio fazer isso para 24 mil pessoas ao mesmo tempo.  Dessa ações, trago alguns pontos super legais:

  • No momento que compramos o ingresso, tivemos acesso ao aplicativo do evento, com mapas, agenda de palestras, perfil de participantes e uma área exclusiva de networking, onde era possível filtrar e entrar em contato com outros participantes – tudo integrado com o LinkedIn. Na prática isso gerou contatos interessantes, troquei mensagens com algumas pessoas de outras agências dos Estados Unidos.
  • Ao entrar em qualquer palestra, nosso crachá era escaneado. No leitor, podíamos ver nossa foto e nosso lugar garantido, queCredencial do evento INBOUND 2019havíamos solicitado com antecedência. Sem filas.
  • No pavilhão principal, tivemos a chance de conversar com pequenas, médias e grandes empresas que dominam várias soluções digitais e se tornaram cases de sucesso. Todos super receptivos e abertos a explicar como soluções simples (ou complexas) ajudaram a alavancar seus negócios.
  • Outra parte bem legal foram as ativações do evento. Tudo super instagramável, ou seja, todo mundo tirando fotos nessas instalações, postando nas redes sociais e marcando o evento com #INBOUND2019. Claro que isso ajuda na divulgação e agrega valor, muitas vezes gerando aumento de procura para as próximas edições.

O INBOUND 2019 foi muito rico e nos deu um panorama excelente sobre novas tendências e como lidar com elas. O desafio maior é trazer toda essa bagagem para o cenário brasileiro, e mais ainda, para o Recife. Mas essa é uma conversa para outro post. Em breve, falarei mais sobre outros pontos que vi no INBOUND e mais algumas novidades. Até lá! 😊