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5 dicas do nossa Community Manager para sua marca


A presença da sua empresa no digital é algo indispensável quando falamos de atualidade. Você já parou para se perguntar como ela tem sido percebida pelo público ou se você realmente está se comunicando da maneira correta com os seus clientes e potenciais clientes? 

A forma como você se apresenta para os seus seguidores é determinante para o processo de relacionamento e até para a própria venda do seu produto ou serviço.  Pensando nisso, nossa Community Manager, Maria Luíza Marques, preparou algumas dicas infalíveis para introduzir e ajudar a manter a sua marca ativa e relevante no digital. 

1. Defina as personas da sua marca/empresa. 

É indispensável ouvir seu público, entender todas as suas dores, necessidades e desejos. Você precisa entender que, mesmo sendo de um segmento específico, seu público continua sendo diverso em suas peculiaridades na hora de escolher, comprar e no seu dia a dia.

Por isso, é necessário criar essas personas com base nessas informações. Quanto mais você conhece as suas personas, mais fácil será a comunicação e identificação com elas na hora de traçar as suas estratégias de comunicação.

2. Tenha o SAC personalizado. 

SAC é relacionamento e o reflexo de como sua marca convive com os seus clientes. Sabemos que a demanda de interações pode ser alta em alguns clientes, mas é importante humanizar essa comunicação.

Você pode sim ter um modelo de resposta predefinido para cada pergunta, para que ele sirva de guia, mas, não esqueça de sempre adaptar e personalizar essa resposta na hora de interagir com a sua comunidade.

Lembre-se que cada caso tem sua peculiaridade e precisa ser tratado de um para um. Isso humaniza a sua marca e cria afinidade com o seu público.

3. Estabeleça metas e resultados. 

É impossível chegar sem nem ao menos saber onde. É fundamental traçar um planejamento de metas a serem alcançadas, tanto no longo como no curto prazo.

Assim, fica mais fácil definir as estratégias e identificar as oportunidades que irão surgir no seu planejamento. Um bom calendário mensal, trimestral e anual vai fazer toda diferença quando o assunto são as mídias digitais.

4. Parceria com influenciadores. 

É importante criar uma lista de influenciadores que conversem com a sua marca, desde a escolha dos influenciadores, passando pela ação que irá realizar e em que rede social será executada.

O mapeamento de influenciadores digitais é importante para as ações de marketing de influência. Isso vai ajudar no alcance, credibilidade e na ampliação de conhecimento sobre seu produto ou serviço.

5. Analise os seus resultados.

De nada adianta ter “O planejamento” mais completo, se você não analisa os seus resultados. Analisar a reputação da sua comunidade, estabelecer as KPI’s importantes, comparar os resultados das ações periodicamente, montar relatórios de acompanhamento para o SQUAD da marca, são algumas das ações indispensáveis que sua empresa precisa colocar em prática para montar um planejamento estratégico de presença digital e de conteúdo para a comunidade.

 

Já deu para perceber que existe muito trabalho a ser feito, mas também posso te garantir que, seguindo esses passos, os resultados vão chegar. Não existe fórmula mágica quando o assunto é digital, mas essas são etapas fundamentais para que sua marca seja vista e consiga a relevância diante do público.  

Gostou das dicas? Então, partiu compartilhar e colocá-las em prática. E se você quiser a estratégia ideal para sua empresa, fale agora mesmo com a gente.