preloder

Machine Learning: o que é e como aplicar ao Marketing Digital

Não é só pra gigantes da tecnologia. Saiba como usar o aprendizado de máquina na sua estratégia de marketing a partir de agora


Veículos autônomos que já circulam pelas ruas e estradas, aviões que voam a maior parte do tempo de forma autônoma, feed das redes sociais com conteúdos selecionados para cada usuário, recomendações personalizadas de filmes, músicas e produtos, além da caixa de entrada livre de spam. Oi prazer, Machine Learning! 

Eis alguns exemplos que provam não só a capacidade de aprendizado das máquinas, mas também o quanto o Machine Learning já é uma realidade entre nós.

E se você acredita que essa tecnologia é tema para gigantes, como Facebook, Netflix, Spotify e Google, está enganada(o). Esclarecer o que é Machine Learning e mostrar as aplicações dessa tecnologia para o Marketing Digital é o principal objetivo deste eBook. Esperamos que, ao entender como funciona essa ferramenta, você se inspire a promover mudanças que otimizem o seu negócio.

1. O que é Machine Learning

O que é Machine Learning

O aprendizado de máquina (em inglês, machine learning) é a capacidade dos computadores identificarem padrões entre um mar de dados e, a partir dessas informações, fazerem previsões com alta precisão. Para isso, eles lançam mão de algoritmos e técnicas estatísticas.

O conceito de Machine Learning está baseado na ideia de que os equipamentos são capazes de aprender com os dados, reconhecer padrões e tomar decisões com o mínimo  de programação.

O Machine Learning é uma vertente da inteligência artificial. Sobre essa relação, Avinash Kaushik, uma das referências mundiais em web analytics, tem uma explicação fácil de entender:

 

  • Inteligência Artificial: é o nome mais amplo da matéria. A partir daqui muita coisa pode se desdobrar. É como falar de Marketing, sem especificar qual tipo estamos tratando.
  • Machine Learning: habilidade da máquina ou sistema aprender sem necessidade de programação
  • Buscar padrões não é algo inédito para a humanidade. Identificar o comportamento das estações do ano e das plantas proporcionou ao homem cultivar as espécies certas para cada época, garantindo a subsistência e sobrevivência da sociedade.

Mais recentemente, políticos tentam reconhecer padrões na opinião pública para elaborar discursos e economistas se debruçam sobre a evolução dos indicadores econômicos para antecipar cenários críticos ou promissores.

“O que é novo é o aumento desconcertante da possibilidade de encontrar padrões nas informações”, afirmam os autores do livro Data Mining, Ian H. Witten, Eibe Frank, Mark A. Hall e Christopher J. Pal. Lidar com tamanha quantidade e complexidade de dados — estima-se que a quantidade de informações armazenadas no mundo dobre a cada 20 meses — só é possível graças a ajuda das máquinas.

2. Os benefícios do Machine Learning para o seu negócio

Aplicações no Marketing Digital

O volume crescente de informações combinado à evolução constante da tecnologia proporciona análises cada vez mais precisas e rápidas. Resultado: a capacidade das organizações encontrarem oportunidades lucrativas aumenta.

“Informações analisadas inteligentemente são recursos valiosos. Elas podem proporcionar novos insights, melhores decisões e, no âmbito comercial, vantagens competitivas”, completam os autores de Data Mining.

Graças ao Machine Learning, sistemas financeiros e governos podem identificar fraudes rapidamente, enquanto ecommerces e redes varejistas conseguem vender mais a partir de recomendações de novos itens aos consumidores.

Segmentos tradicionais como as indústrias recorrem ao ML para garantir que haverá a quantidade ideal de matéria-prima na fábrica e que os caminhões saiam recheados de produtos na manhã seguinte. Enquanto isso, transportadoras aproveitam as rotas mais eficientes e econômicas identificadas pela tecnologia.

No Marketing Digital, as oportunidades oferecidas pelos sistemas de aprendizado de máquina também são inúmeras e promissoras, mas esse é assunto para o próximo tópico.

3. Aplicações no Marketing Digital

Aplicações no Marketing Digital

É natural que o Marketing se apoie no Machine Learning à medida que se torna uma área cada vez mais precisa e dependente dos dados para provar seus resultados. Sendo assim, listamos abaixo alguns usos do Machine Learning que têm feito com que o Marketing Digital, especialmente, prove o seu valor:

Qualificação de Leads: a mensuração das contribuições do time de marketing no aumento da receita da empresa está se tornando cada vez mais precisa e rápida, graças à análise de dados e ao Machine Learning. Saber o que está gerando mais Marketing Qualified Leads (MQLs) e Sales Qualified Leads (SQL) é apenas um dos muitos benefícios que o Machine Learning traz ao marketing. O Machine Learning ajuda a qualificar de forma muito precisa as listas de clientes e os prospects, usando dados relevantes disponíveis online. Assim, eles podem construir um ideal customer profile (ICP). E, a cada venda feita, os dados vão sendo atualizados, melhorando o prognóstico de novas possíveis vendas, ajudando os vendedores e pré-vendedores a economizarem tempo, priorizarem os leads mais qualificados, canalizarem os esforços de vendas para os locais e estratégias corretas.

Anúncios ainda mais certeiros: o Machine Learning também pode ajudar a criar anúncios cada vez mais personalizados e específicos para determinada pessoa. Como? A ideia é que, a partir das informações que você fornecer para criar os anúncios, como títulos e descrições, o Machine Learning seja capaz de interpretar quais combinações fazem mais sentido para determinado perfil de cliente de acordo com as informações que ele também fornece na web (isso inclui seus dados e também seu comportamento na internet, por exemplo, sites que ele visita, onde ele clica etc.) Até mesmo o Google já anunciou que quer criar mecanismos para melhorar os anúncios criados a partir de sua plataforma por meio do Machine Learning.

Machine Learning: o que é e como aplicar ao Marketing Digital

Chatbot: quem não gosta dos simpáticos chatbots? Pois eles também se utilizam do Machine Learning para auxiliar um visitante em determinado site. Os chamados bots de serviço ao cliente podem usar o processamento de linguagem natural e os dados de atendimento ao cliente para responder perguntas comuns e melhorar a qualidade dessas respostas ao longo do tempo.

Sistema de recomendação: algumas vezes, pode até parecer que a Amazon, Netflix e Spotify não entendem muitos dos nossos gostos, não é mesmo? Mas a verdade é que os mecanismos de recomendação online utilizados por essas plataformas são sim bons exemplos de como funciona o Machine Learning. Isso porque eles utilizam os dados coletados por milhões de usuários e compradores e, a partir daí, podem prever itens que você possivelmente gostará, de acordo com suas compras anteriores, seus hábitos de visualização, e as correlações mais comuns entre os usuários.

Conteúdos que engajam: por meio do Big Data, o Machine Learning pode analisar dados, criar novas ideias e ajudar a construir uma estratégia de conteúdo personalizada, o que significa que os profissionais de marketing de conteúdo podem ter mais chances de criar conteúdo mais eficiente, personalizado e que gere mais valor, e também que seja mais fácil de encontrar pelos mecanismos de busca. Por exemplo: ferramentas de ML podem analisar as estratégias de concorrentes e o comportamento dos usuários para determinar qual é a melhor abordagem para engajar possíveis clientes. Isso permite que o ML encontre conteúdo com capacidade de viralidade e com qualidade para uma audiência específica. O resultado é um conteúdo que atinge seu público em cheio, o que gera mais engajamento e resultados.

Evitar o churn: o temido churn também pode ser impactado (positivamente) pelo ML. Um exemplo: em vez de depender de abordagem caras e demoradas para minimizá-lo, o Machine Learning usa modelos de risco para ajudar a determinar como ações para evitar o churn geram, de fato, resultados. Isso permite que os profissionais levem em consideração quando e como devem intervir para reduzir a probabilidade de churn, e também para calcular o lifetime value (CLV).

4. Conclusão

Longe de ser futuro, o Machine Learning já é realidade: está presente desde os carros autônomos até as publicações selecionadas para aparecerem no seu feed nas redes sociais.

Ao fim deste eBook, esperamos que você tenha entendido o que é o aprendizado de máquina e como ele pode ser útil na estratégia de Marketing Digital da sua empresa.

Além disso, torcemos que esse conhecimento ajude você a dar os primeiros passos no uso dessa tecnologia, garanta mais oportunidades de vendas e, consequentemente, mais sucesso para a sua empresa.

Bons resultados e até breve!

 

Leia também

5 conceitos do Novo Marketing para crescer o seu negócio

7 Mitos sobre Produção de Conteúdo